Material Didático

Endodontia em 20 Passos

Neste artigo, estamos disponibilizando um checklist de 20 itens importantes, os quais traduzem uma sequência passo a passo, para que o tratamento endodôntico almeje a máxima qualidade possível. O item preparo para obturação pode ser invertido com o item seleção e prova do cone. Todos os outros tem que ser executados em ordem, e nem todos são obrigatórios em todos os casos, como por exemplo, a medicação inter-sessões.

Discrepâncias na Odontometria Endodôntica

Este download apresenta um Organograma sobre as Discrepâncias na Odontometria Endodôntica, abordando os erros de técnica/filosofia que podem interferir na precisão da sua medida.

Sequência de Instrumentação Manual – Cartão

Download da Sequência de Instrumentação Manual de Condutos Radiculares.

Sequência Instrumentação ProDesign M – Cartão

Download do Cartão para uso da Sequência ProDesign M, da Easy, para instrumentação.

AD4PT – Sybron – Prof. Nilton Vivacqua

Esta nova sequência de instrumentação utilizando limas K3 XF e TF Adaptive, permite o preparo de maiores variações anatômicas, longevidade dos instrumentos e economia no descarte dos mesmos. Baixe o cartão e experimente.

Sequência de Obturação – Cartão

Download da sequência de Obturação pelas técnicas Compressão Vertical Hidráulica (Modificada) e Híbrida de Tagger (Modificada).

Sequência para Retratamento / Reintervenção Endodôntica – Cartão

Download da sequência para Retratamento / Reintervenção Endodôntica com limas Manuais e Gates.

Organograma de Diagnóstico Pulpar

Download do Organograma de Diagnóstico para teste de Sensibilidade Pulpar.

Organograma de Diagnóstico Periapical

Download do Organograma de Diagnóstico para teste de Sensibilidade Periapical.

Organograma de Diagnóstico de Abscessos

Download do Organograma para Diagnóstico de Abscessos.

Organograma para Condutos Constritos

Baixe aqui o Organograma de Patência de Condutos Constritos.

Sequência Rotatória K3 RS6 – Cartão

A sequência RS6, utilizando instrumentos rotatórios K3, foi desenvolvida pelo Prof. Nilton Vivacqua, para alcançar o máximo em segurança no preparo de canais radiculares. A sequência é indicada para canais radiculares com curvaturas leves, pois apenas nesses casos é possível se prever o número de reutilizações de cada instrumento.
Segundo estudos ainda não publicados, considerando-se condutos de molares superiores e inferiores, a reutilização em até 60 condutos tem se mostrado possível com grande segurança. Obviamente isso dependerá da anatomia de cada conduto e da experiência do operador. Para maiores informações, leia os seguintes artigos relacionados: Introdução à Instrumentação Rotatória e também Instrumentação Rotatória com a Sequência K3 RS6.

Controle de Usos das Limas RS6 – Cartão