Joomla TemplatesWeb HostingFree Money
gototopgototop

Publicidade

Página Inicial Fórum
Bem-Vindo, Visitante
Nome de Usuário Senha: Lembrar-me

A Clorexidina como substância Quimica Auxiliar em Endodontia.
(1 vendo) (1) Visitante
Esta categoria agrega os tópicos de discussão sobre as substâncias utilizadas durante a fase de limpeza e modelagem do tratamento Endodôntico e também sobre os protocolos de utilização dessas substâncias.
  • Página:
  • 1

TÓPICO: A Clorexidina como substância Quimica Auxiliar em Endodontia.

A Clorexidina como substância Quimica Auxiliar em Endodontia. 2 anos, 12 mêses atrás #3

Há 15 anos, a Clorexidina tem sido usada como substituta do Hipoclorito de Sódio na irrigação dos canais radiculares. Centenas de estudos têm sido publicados sobre a mesma na última década. Dentre as vantagens da substância, podemos citar como principais, o efeito antimicrobiano imediato e de amplo espectro, a baixa toxicidade e o efeito antimicrobiano residual ou substantividade. Sua formulação em forma de gel ainda adiciona algumas importantes características como, a lubrificação durante a instrumentação e a suspensão das raspas dentinárias, o que diminui a extrusão apical e a formação da camada de Smear Layer. Ainda é necessário o uso do Hipoclorito? Existem maneiras de otimizar o uso do mesmo diminuindo os danos da sua alta toxicidade? E quanto a irrigação ativa, como implementá-la?
Abraço a todos.

Prof. Nilton Vivacqua
Última Edição: 2 anos, 8 mêses atrás Por Prof. Nilton Vivacqua.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Maria da Conceição Alves

Re: A Clorexidina como substância Quimica Auxiliar em Endodontia. 2 anos, 3 mêses atrás #54

Olá Nilton, como vc sabe, minha tese é sobre a clorexidina e no levantamento da literatura pude observar como o uso dessa substância é bastante disseminado por diversas áreas como: ginecologia, obstetrícia, farmacologia, oftalmologia, veterinária e agroindustria. Olha, é gigantesco, existem vários estudos no sentido de melhorar cada vez mais a substância, tornando-a mais estável e segura e em novas formas de apresentação. Isso se deve a efetiva ação antimicrobiana contra bactérias, fungos e vírus, poucos relatos de resistência microbiana e a sua biocompatibilidade. Precisamos ter em mente que a Endodontia é uma parte mínima e precisa avançar na exploração dessa substãncia. A clorexidina é padrão OURO quando se fala em ação desinfetante. Forte abraço.
Última Edição: 2 anos, 3 mêses atrás Por Prof. Nilton Vivacqua.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Prof. Nilton Vivacqua

Re: A Clorexidina como substância Quimica Auxiliar em Endodontia. 2 anos, 2 mêses atrás #55

obrigada professor pelo artigo
Última Edição: 2 anos, 2 mêses atrás Por Prof. Nilton Vivacqua.
  • Página:
  • 1
Tempo de criação da página: 0.71 segundos

Catálogo de Instrumentais e Materiais

Title

Title

Title

Title

Title

Title

Title

Title

Title

Title