Caros amigos, escrevo a vocês sobre as últimas notícias a respeito do 6° Congresso da Associação Brasileira de Laser em Odontologia (ABLO), que aconteceu entre os dias 03 e 04 de junho no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte (MG). O evento ocorreu paralelamente ao 2º Congresso da Divisão Sul-Americana da Word Federation for Lasers in Dentistry (WFLD).
Foi muito bom encontrar alguns membros do FBE que só conhecia virtualmente, além de reencontrar outros tantos conhecidos.
O Congresso teve basicamente 80% do conteúdo em aulas de Terapia Fotodinâmica (PDT) em várias áreas, como: Implantes, Perio, Endo e pesquisas. Os Drs. Carlos de Paula Eduardo e Aldo Brugnera fizeram uma retrospectiva do laser no Brasil. A Dra. Luciana Almeida, do NUPEN de São Carlos, falou sobre os lasers de diodo e utilizações da PDT antimicrobiana e anti-neoplásica.
Os Profs. italianos e o Dr. Jamil falaram da utilização do laser…
… em implantes e periimplantites. Na Endodontia as Profas. Regina Valadares e Kenia Tubes arrasaram na prática clínica e o Prof. Aguinaldo Garcez, na pesquisa.
Algumas foram as novidades para nós interessados: a velha água oxigenada utilizada como último irrigante antes da colocação do fotossensibilisador (corante), como fonte de oxigênio. Já que a interação do corante com o laser é para produzir oxigênio singleto, a água oxigenada aumenta o oxigênio do meio (10 volumes). Esse procedimento não prejudica a diluição do corante com a água oxigenada e facilita a entrada do corante nas bactérias. Na periodontia, também já estão incorporando a água oxigenada como coadjuvante.
O Prof. Aguinaldo também mostrou os resultados do trabalho de PDT nas cirurgias parendodônticas com uma diferença significante após a descontaminação com a técnica. O pessoal de Araçatuba (Dr.Valdir Garcia) mostrou trabalhos em ratos, comparando feridas induzidas com e sem a PDT, com nicotina, com imunossupressores e com queimaduras, comparando cicatrização normal e com a PDT. Os resultados se apresentaram surpreendentes. Muitas publicações desse grupo estão saindo no Journal of Periodontology . Eles também mostraram as diferenças entre tratamentos periodontais convencionais e agressivos com e sem a PDT. Também concluiram que a PDT é um coadjuvante no tratamento periodontal de diabéticos.
Outro grupo muito bom é o pessoal que desenvolveu o Chimiolux (Dr. Gerdal, Dr. Livio de Barros Silveira e Dr. Marcus Vinícius) também periodontistas, que apresentaram pesquisas nas áreas de bioengenharia. Dr. Lívio falou sobre 20 anos de experiência clínica no laser de baixa intensidade na Odontologia. O Dr. Gerdal mostrou casos de osteonecroses em pacientes que fazem uso de bifosfonados, utilizando tratamento com a PDT e também o protocolo de exodontias de dentes contaminados com a mesma técnica antes de implantes imediatos.
Foi mostrado também, como os dentistas estão tendo um papel importante em grandes centros de tratamento de Câncer para cuidar das consequências das radio e quimioterapias como as mucosites. O pessoal de São Carlos tem esse foco em PDT anti-neoplásico.
Agora, aos aparelhos da DMC, pode-se finalmente acoplar as pontinhas de fibra para aplicação nos canais radiculares. As mesmas serão vendidas como acessórios. Isso vai facilitar muito a aplicação endodôntica do Laser.
Enfim, foram muitas novidades apresentadas e muitas coisas ainda estão por vir no futuro. Vejam as fotos logo abaixo!
Abraços
Débora Sellera